Clube de Robótica

III Encontro do Clube de Robótica da ESTG

Este encontro conta com o apoio dos Serviços de Ação Social do IPL. Agradecemos ainda o apoio que a Aliatron, a Sonigate, a Microchip e a Digilent têm dado ao Clube de Robótica.

O III Encontro do Clube de Robótica da ESTG tem como principais objetivos a promoção de actividades extra-curriculares para a aplicação, desenvolvimento e partilha de conhecimentos no domínio da electrónica e programação na área da robótica móvel. Pretende-se ainda que alunos desde o 1º ano dos cursos da ESTG tenham a possibilidade de lidar com estas áreas, bem como permitir a que alunos mais novos (externos à ESTG) possam conviver num ambiente de partilha de conhecimento com os alunos da ESTG (ver regulamento).

O encontro decorre aberto ao público, pelo se não participa está convidado a visitar-nos.

2oEncontro

Fotografia do II Encontro (2011).

Atividades Propostas

O principal desafio proposto neste III Encontro do Clube de Robótica da ESTG Leiria será baseado na prova Robot@Factory realizada no Festival Nacional de Robótica 2012, com algumas alterações introduzidas de forma a permitir a participação de um leque mais variado de robôs.

Esta prova consiste, na sua essência, na utilização de robôs móveis para deslocar objetos entre armazés e máquinas. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha com cruzamentos numa superfície plana, passando por trajetórias com obstáculos, carregar e descarregar objetos.

Factory

Regulamento

O regulamento desta prova segue o regulamento utilizado no Festival Nacional de Robótica 2012. Existem aspectos regulamentares específicos que complementam as regras do FNR2012 e as adaptam ao caso concreto do III Encontro do Clube de Robótica da ESTG Leiria, descritos aqui.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e decorrem até 10 (prazo alargado) 12 de Dezembro. Para tal deverá descarregar e entregar o formulário preenchido no Centro de Eletrónica. Consulte o regulamento para mas informação sobre a constituição das equipas.

Participação, Robôs e Material

Sugere-se fortemente que cada equipa construa o seu robô, num espírito de entre-ajuda entre as equipas. Aproveitem ainda as várias unidades curriculares para tirar dúvidas específicas que possam ter, bem como a ajuda dos membros mais experientes do clube.

A ESTG poderá fornecer, a título de empréstimo e limitado ao stock existente, um robô que servirá como base de trabalho. Será dada preferência a equipas constituídas maioritariamente por alunos com 1ª inscrição para o empréstimo do robô.

Nesta edição haverá na parte da manhã um Workshop (consultar o programa) onde os alunos poderão construir um robô fornecido pela ESTG, ou melhorar/adaptar o seu para participação nas provas da tarde. A inscrição no Workshop está limitada a 6 equipas sem robô próprio, num máximo total de 10 equipas.

Localização e Data

A prova será realizada no dia 15 de Dezembro, Sábado, no Laboratório de Robótica, edifício D da ESTG.

9h30: Abertura das pistas

9h30 - 10h15: Apresentação sobre robótica, o encontro e os robôs a construir.

10h15 - 11h00: Primeira parte do Workshop de construção dos robôs - soldadura da PCB.

11h00 - 11h30: Segunda parte do Workshop de construção dos robôs - montagem do robô.

11h30 - 12h30: Terceira parte do Workshop de construção dos robôs - programação e teste do robô.

12h30 - 13h30: Almoço (oferecido aos participantes pelos Serviços de Ação Social do IPL).

14h00 - 15h00: Desenvolvimento dos algoritmos e teste na pista.

15h00 - 15h45: Primeira manga.

15h45 - 16h30: Desenvolvimento dos algoritmos e teste na pista.

16h30 - 17h15: Segunda manga.

17h30: Sessão de encerramento.

Nota: Todos os horários em que não ocorram mangas poderã ser utilizados para treinos livres. Em paralelo com as restantes atividades, decorre das 10h15 às 12h30 as entrevistas com as equipas que tragam os seus robôs.

Resultados

O encontro contou com a participação de 7 equipas de alunos. Todas equipas tiveram uma participação muito ativa, não obstante ser o primeiro contacto com a robótica por muitos dos alunos, em particular dos caloiros, que fizeram parte das equipas.

RobotMec Fórmula I A Equipa Os amigos do Mica
Dino Lopes Celso Silva Alexandre Vieira Micael Lagoa
Diogo Ferreira Fabrício Ferreira Miguel Ferreira Braúlio Machado
Ilídio Marques Sílvia Lopes João Vieira Iara Pedrosa

Gonçalo Santos Rafael Damásio André Santos
Hélder Duarte

Robótica with a smile Exobotics 74LS04
Nelson Silva Flávio Soares João Costa
Filipe Carvalho
João Carvalho
Luciano Correia Fábio Brás
Fabrício Sousa João Coutinho
Pedro Marques

A equipa com a melhor classificação foi a RobotMec, seguida da equipa Fórmula I e pela equipa A Equipa. Damos os parabéns a todas as equipas pela participação, e continuem com o entusiasmo.

Em caso de dúvida ou para mais informação contacte o clube de robótica.

Last Updated on Monday, 17 December 2012 13:52