Clube de Robótica

IV Encontro do Clube de Robótica da ESTG

Este encontro conta com o apoio dos Serviços de Ação Social do IPL. Agradecemos ainda o apoio que a Aliatron, a Sonigate, a Microchip e a Digilent têm dado ao Clube de Robótica.

O IV Encontro do Clube de Robótica da ESTG tem como principais objetivos a promoção de atividades extra-curriculares para a aplicação, desenvolvimento e partilha de conhecimentos no domínio da eletrónica e programação na área da robótica móvel. Pretende-se ainda que estudantes, desde o 1º ano dos cursos da ESTG, tenham a possibilidade de lidar com estas áreas, bem como permitir que estudantes mais novos (externos à ESTG) possam conviver num ambiente de partilha de conhecimento com os estudantes da ESTG (ver regulamento).

O encontro decorre aberto ao público, pelo se não participa está convidado a visitar-nos.

3oEncontro

Fotografia do III Encontro (2012).

Atividades Propostas

O principal desafio proposto neste Encontro do Clube de Robótica da ESTG Leiria será baseado na prova Robot@Factory realizada no Festival Nacional de Robótica 2013, com algumas alterações introduzidas de forma a permitir a participação de um leque mais variado de robôs.

Esta prova consiste, na sua essência, na utilização de robôs móveis para deslocar objetos entre armazés e máquinas. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha com cruzamentos numa superfície plana, passando por trajetórias com obstáculos, carregar e descarregar objetos.

Factory

Regulamento

O regulamento desta prova segue o regulamento utilizado no Festival Nacional de Robótica 2013. Existem aspectos regulamentares específicos que complementam as regras do FNR2013 e as adaptam ao caso concreto do IV Encontro do Clube de Robótica da ESTG Leiria, descritos aqui.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e decorrem até 1 de Dezembro. Para tal deverá descarregar e entregar o formulário preenchido no Centro de Eletrónica. Consulte o regulamento para mais informação sobre a constituição das equipas.

Participação, Robôs e Material

Sugere-se fortemente que cada equipa construa o seu robô, num espírito de entre-ajuda entre as equipas. Aproveitem ainda as várias unidades curriculares para tirar dúvidas específicas que possam ter, bem como a ajuda dos membros mais experientes do clube.

A ESTG poderá fornecer, a título de empréstimo e limitado ao stock existente, um robô que servirá como base de trabalho. Será dada preferência a equipas constituídas maioritariamente por alunos com 1ª inscrição para o empréstimo do robô.

Nesta edição haverá na parte da manhã um Workshop (consultar o programa) onde os alunos aprenderão a programar um robô fornecido pela ESTG, ou melhorar/adaptar o seu para participação nas provas. A inscrição no Workshop está limitada a 7 equipas sem robô próprio, num máximo total de 10 equipas.

Localização e Data

A prova será realizada no dia 14 de Dezembro, Sábado, no Laboratório de Robótica, edifício D da ESTG.

9h30: Abertura das pistas

9h30 - 10h30: Apresentação sobre robótica, o encontro e os robôs a fornecidos.

10h30 - 12h00: Programação e teste do robô.

12h00 - 12h30: Primeira manga.

12h30 - 14h00: Almoço (oferecido aos participantes pelos Serviços de Ação Social do IPL).

14h00 - 15h00: Desenvolvimento dos algoritmos e teste na pista.

15h00 - 15h30: Segunda manga.

15h30 - 16h30: Desenvolvimento dos algoritmos e teste na pista.

16h30 - 17h00: Segunda manga.

17h15: Sessão de encerramento.

Nota: Todos os horários em que não ocorram mangas poderão ser utilizados para treinos livres.

Resultados

O encontro contou com a participação de 5 equipas. Todas equipas tiveram uma participação muito ativa, não obstante ser o primeiro contacto com a robótica por muitos dos estudantes.

Raptors ELETROBOT TEAM
Queima Fusíveis
RobotWelt
CR1
Humberto Ribeiro André Martins
Tiago Reis
Flávio Soares
Celso Silva
Mickael Silva
Gabriel Brito
Tiago Neves

Rúben Rodrigues
Ricardo Cordeiro
Luís Calçada
Rui Lourenço

Cristiano Silva
José Filipe
João Martins

A equipa com a melhor classificação foi a ELETOBOT TEAM, seguida em ex aequo pelas equipas Raptors e Queima fusíveis, e pelas equipas RobotWelt e CR1 também em ex aequo. Damos os parabéns a todas as equipas pela participação, e continuem com o entusiasmo.

Deixamos também o agradecimento aos membros estudantes do IEEE SB e do Clube de Robótica pelo apoio durante o evento.

Contactos

Last Updated on Sunday, 15 December 2013 22:14